Rio -Teste de detecção de tiros


Rio - Começaram na noite desta segunda-feira os testes com o novo sistema de detecção de tiros disparados em vias públicas, na Zona Norte do Rio. O primeiro exercício foi realizado na Praça Vanhagen, na Tijuca.

No local já foram disparados vários tiros, em sequência de três. São utilizados fuzil 556, carabina calibre 12, pistola .40, revólver calibre 30 e uma submetralhadora 9mm. Esse é o primeiro teste e ainda devem ser realizados mais dois nesta noite.

O subsecretário de tecnologia da secretaria estadual de Segurança, Edval Novaes, destacou a importância do teste para os próximos eventos realizados no Rio. "Podemos dizer que esse é o primeiro grande projeto para a Copa e a Olimpíada, que está sendo implementada na área de segurança".

No primeiro dia, os testes ocorrerão no Maracanã – Rua Professor Eurico Rabelo (próximo à Rua Isidro de Figueiredo e ao portão 18 do Maracanã), e Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste, próximo à Uerj); na Quinta da Boa Vista - Rua Bartolomeu Gusmão (próximo ao Centro Hípico do Exército); e na Tijuca - Rua Professor Gabizo (esquina com a Rua General Canabarro e à cabine da PM).

Precisão na detecção

O Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo – que utiliza a tecnologia norte-americana ShotSpotter – tem a finalidade de localizar com precisão onde ocorreu um disparo por meio de GPS – a margem de erro é de 10 metros. O áudio captado e gravado pelos sensores sonoros é transmitido em tempo real para a Central de Comando e Controle da Secretaria de Segurança. Os equipamentos também conseguem identificar o calibre da arma de fogo que fez os disparos, além de distingui-los de outros sons como os de fogos de artifício, de motores de um helicóptero ou ruído de escapamento de moto, entre outros.




























O Sistema de Detecção de Tiro foi comprado em 2009 e custou cerca de R$ 1,3 milhão. A expectativa da Secretaria de Segurança é que o socorro imediato de vítimas seja feito em pelo menos 15 minutos. Abaixo os locais onde ocorrerão os testes nos dois próximos dias:

Terça-feira

Tijuca - Rua Conde de Bonfim (esquina com a Rua Agostinho e próximo ao Colégio Marista São José), Avenida Maracanã (próximo à Rua Radmaker), Rua Maria Amália (esquina com a Rua França Júnior) e Avenida Maracanã (esquina com a Rua José Higino e próximo ao número 1.228); e Andaraí - Rua Barão de Mesquita (esquina com a Rua Agenor Moreira e próximo à Rua Nisia Floresta).

Quarta-feira

Vila Isabel - Rua Torres Homem (próximo à Rua Barão de São Francisco), Rua Teodoro da Silva (próximo ao número 556 e pouco depois do Shopping Iguatemi) e Avenida Professor Manuel de Abreu (próximo à Rua Pereira Nunes e próximo à drogaria Venâncio); Andaraí - Rua Silva Teles (em frente à quadra do Salgueiro); e Tijuca - Rua Pareto (próximo à UPA).

Fonte: O Dia

comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe-aqui...